quinta-feira, 5 de junho de 2008

violência

VIOLÊNCIA E AGRESSIVIDADE NA JUVENTUDE

Alice Toigo Nardi

RESUMO

Violência e agressividade na juventude, diz respeito ao ambiente violento que envolve os jovens na atualidade. Este artigo explicita os tipos de violência e possíveis causas. Chegando a conclusão que os jovens agridem, por serem agredidos, por uma desumana desigualdade social e que, uma sociedade solidária é possível, se houver a união de todos os segmentos sociais.

Palavras-chave: Juventude; Violência; Sociedade.

1 INTRODUÇÃO

A violência é um fenômeno complexo e conseqüência de múltiplos fatores. É uma relação, isto é, ninguém é violento sozinho, precisa existir sempre um outro, onde alguém causa danos a outro baseado na força do poder, ou melhor dizer, é uma reação a uma determinada ação.

E a crescente onda de agressividade e violência envolvendo crianças e adolescentes, principalmente nos grandes centros urbanos, de certo, tem suas causas. Se, violência é uma reação, a quem estão reagindo?

Buscar compreender esta realidade, analisando as diversas formas de violência e suas implicações é o objetivo deste estudo.

2 FORMAS DE VIOLÊNCIA

· Violência física - é uma pratica que pode acontecer em qualquer lugar, como no seio familiar, na rua, na escola, e pode ocorrer através de tapas, empurrões, socos e até mesmo armas.

· Violência verbal – nos distinguimos dos demais seres vivos pela capacidade de conversar e dar sentido as palavras. Já dizia Padre Antonio Vieira em seus famosos Sermões (citado por SILVA; PAULINI, 2007, p.68): “o homem é um animal sociável, e nisso nos distinguimos dos brutos, embora nos considere piores feras que as feras, porque somos feras com entendimentos e vontade”. Devido a isso, muitas pessoas fazem uso desta capacidade, para ferir através de calunias, palavras de desprezo, mentiras e etc., machucando mais que atos físicos, pois suas marcas não saram.

· Violência simbólica (moral) – Grupos que usam símbolos, imagens para se destacar de outros, discriminando e desprezado. É muito comum nas escolas, no trabalho, onde em grupos marcam determinados colegas transformando-os em objeto de gozação. Imposição de ações humilhantes ou o cumprimento de tarefas impossíveis de realizar, para gerar a ridicularização pública no ambiente de trabalho e a humilhação do profissional.

· Violência pedagógica – é a forma mais sutil de violência e se esconde nas práticas educativas, nas palavras, nos olhares, nos risos, na indiferença, depreciação, em expressões de descaso entre outras proferidas pelos professores. Produzindo nas crianças e adolescentes sentimentos de inferioridade, timidez e revolta, marcando-os pelo resto da vida. Henry Adams (citado por SILVA; PAULINI, 2007 p.81) afirma que: “o professor se liga à eternidade, ele nunca sabe onde cessa a sua influencia”.

Por serem tratadas agressivamente essas crianças e adolescentes, submissas, dependentes e inseguras, reproduzirão ao crescerem, as mesmas práticas violentas. Como diz John Dewey (citado por SILVA; PAULINI, 2007 p.52): “a educação não é preparação nem conformidade. Educação é vida, é viver, é desenvolver, é crescer”.

3 AGRESSORES OU AGREDIDOS?

Não é necessário citar números estatísticos, pois, está estampado em todos os jornais, telejornais e outros, a trágica realidade vitimando crianças e adolescentes nos mais diversos pontos do mundo.

Por quê? Quem são os culpados? Será que da para culpar os mesmos, por serem violentos e agressivos? Por seus viveres destrutivos?

O jovem é agressivo? Sim, porque é agredido e violentado.

- Violenta-se o jovem ainda bebê, quando para buscar a sobrevivência, mães são obrigadas a abandonar seus filhos em creches (Há violência maior?)

- Violenta-se o jovem sempre que os culpamos por seus atos violentos, sem tentar descobrir, compreender e sanar a que agressor se dirigem.

- Violenta-se o jovem quando a sociedade dificulta ou impede seu ingresso e participação nos mais diversos segmentos sociais.

- violenta-se o jovem sempre que é obrigado a ver na mídia o subornável meio político.

- Violenta-se o jovem toda vez que cor de pele, estética, situação econômica é que faz a diferença.

- Violenta-se o jovem toda vez que a sociedade discrimina suas preferências e estilos impedindo que construa e manifeste livremente sua personalidade.

Já afirmava o grande filósofo Émile Durkheim (1858) (citado por SILVA; PAULINI, 2007, p.33):

[...] se não me submeto às convenções do mundo, se ao vestir-me, não levo em conta os costumes observados em meu pais e em minha classe, o riso que provoco, o afastamento em que os outros me conservam, produzem, embora de maneira mais atenuada, os mesmos efeitos que uma pena propriamente dita.

Não estariam os jovens, de várias formas, inclusive expondo suas próprias vidas, “gritando” ao mundo “adulto” sua indignação?

Indignação com tanta indiferença, discursos vazios e leis que só são aplicáveis aos excluídos, ou melhor aos diferentes em relação ao estereótipo da sociedade. Está a maioria dos jovens, sem perspectivas para o futuro, vitimas de uma sociedade excludente onde o acesso ao trabalho, saúde, cultura e lazer é para poucos, portanto, impedidos de conquistar a plena cidadania.

4 PROVÁVEIS CAUSAS DA VIOLÊNCIA

A sociedade está marcada pela corrupção, desrespeito à dignidade humana e toda forma de desrespeito à dignidade humana é uma violência e não apenas os crimes que deixam corpos ou feridos. Dignidade é o mínimo de respeitabilidade que um ser humano merece receber do Estado e da população em geral.

Todos os cidadãos são iguais, e os jovens marginais são na verdade jovens que não aceitam desigualdade, eles não querem nada mais do que seus verdadeiros direito.

Segundo a Professora Maria de Lourdes Rangel Turra (citado por SILVA; PAULINI, 2007, p.64):

O individuo nasce como uma tábula rasa e cabe à sociedade, pelos meios mais rápidos possíveis, agregar ao ser individual,egoísta e associal – uma natureza moral e social. A tarefa por excelência da educação é, pois, criar no homem um ser novo, que irá, com o seu grupo, partilhar de crenças religiosas, práticas morais, tradições nacionais e profissionais e opiniões coletivas de toda a espécie.

4.1 DESESTRUTURAÇÃO FAMILIAR

Todo ser humano tem a necessidade de se sentir amado, protegido, principalmente quando criança por não compreender o mundo que o cerca. É na primeira sociedade familiar que encontra suporte para um crescimento emocional sadio, sendo a família uma peça fundamental.

Uma família desestruturada, poderá gerar adultos problemáticos para enfrentar a complexidade da violência social sendo facilmente levados ao abuso do álcool, drogas, facilitando o ingresso no mundo do crime.

4.2 DESIGUALDADE SOCIAL

Baixo poder aquisitivo, miséria, exclusão e a dificuldade crescente de inserção no mundo do trabalho, por falta de preparo profissional dos pais e responsáveis por crianças e adolescentes, gera um estado de inconformismo. Na verdade, a maior parte dos jovens infratores e violentos são procedentes de famílias miseráveis, vivendo como animais, crescendo em meio à fome, e a tristeza de se perceberem excluídos da sociedade e o contraste entre sua realidade e a realidade dos ricos e mais favorecidos.

4.3 MÍDIA

Programas de televisão banalizando a violência, ridicularizando heróis, o uso da miséria e o

diferente como espetáculo, filmes e desenhos direcionados a crianças e adolescentes instigando o desrespeito e a violência. A família não consegue filtrar as influências e valores negativos diante ao vendaval de informações a que as crianças e jovens são submetidas principalmente pela internet. O avanço tecnológico, que permite o acesso a informações e notícias de forma instantânea, provocou mudanças na família, e os pais, devido a agressividade dos filhos, não conseguem lhes impor limites. Como diz ES. P.57(citado por SILVA; PAULINI, 2007, p.68):

Há uma educação não intencional, que jamais cessa. Pelo nosso exemplo, pelas palravas que pronunciamos, pelos atos que praticamos – influímos de maneira continua sobre a alma de nossos filhos.

Talvez os meios de comunicação em geral não sejam tão responsáveis pelo aumento da violência e criminalidade nos jovens, mas a forma como são apresentados, os atos violentos, parecem valorizados. Isso necessariamente não tornaria as crianças e adolescentes mais violentos, mas contribuem para excitá-las, difundindo alguns dos tipos de violência.

4.4 SOCIEDADE DESUMANA

Desde a revolução industrial o mundo ocidental conhece um grande desenvolvimento e mudança do nível de vida. Vive-se de forma que os antepassados sequer podiam imaginar. Mas, apesar dos grandes ganhos obtidos na liberdade, saúde, bem-estar e cultura, ao olhar para o futuro a sociedade vê o pior dos horrores. As atuais gerações, apesar de viverem no conforto e progresso têm, uma visão negra do amanhã frente ao quadro de violência, de impunidade, um caos total, gerando revolta, medo e insegurança, ao qual a sociedade se mantém calada. Como já dizia Frei Betto:

A violência é a mais primária forma de manifestação da agressão. Toda a estrutura da sociedade, com suas leis e instituições, contém boa dose de agressividade, assim como a disciplina que os pais impõem à boa educação dos filhos. Ela favorece a nossa convivência social e reprime nossas tendências auto-destrutivas. O melhor exemplo de agressividade sem violência é o esporte.

Como já foi dito o lazer sadio é para poucos, políticas públicas preferem ocupar-se de outros

segmentos sociais onde os resultados são imediatos, pois crianças e adolescentes não rendem sufrágios.

5 CONCLUSÃO

Em vista dos argumentos apresentados, percebe-se que a violência gera mais violência e que ela é produto de um quadro de injustiças sócias, desigualdade econômica, exclusão e falta de oportunidades que atinge a maioria da população refletindo principalmente no jovem por ser na adolescência a fase que ocorre a formação da identidade. Fase que deveria ser aproveitada para educar valorizando as diferenças humanas e valores éticos, paz, respeito e solidariedade. Somente pela educação, combatendo a ignorância e oportunizando novas perspectivas de vida em sociedade, onde o jovem se torne protagonista e agente de transformação social, num esforço conjunto família, escola, igreja e sociedade talvez se poderá mudar a sociedade e fazer reinar a justiça social.

6 REFERÊNCIAS

FREI BETO, Violência e agressão. Disponível em . Acesso em: 19 mai 2008.

SILVA, E; PAULINI, I. R. Sociologia geral da educação. Indaial: Asselvi, 2007.

TURA, M. L. Rangel. Durkheim e a Educação. Rio de Janeiro: Quartet, 2002.

3 comentários:

Unknown disse...

Gostei Muito do trabalho que fez nesse texto!
Foi ótimo!
Me ajudou muito com um trabalho que tive que fazer!
Obrigada!
Paz e luz a você!

amorosa disse...

po, legal essa materia feita por ti,gostei muito me ajudou pra caramba, pois estava justamente procurando sobre esta materia. Os jovens de hoje em dia estao cada vez mais agressivos,mas nao sei se isso é por causa da economia social do pais, pois acho que tem mais a ver com o coraçao de cada um. A soluçao é buscar JESUS CRISTO,para que venha a preencher o vazio no coraçao desses jovens, o mundo seria tao mais leve se os jovens procurassem fazer coisas boas assim como o que seu grupo estao fazendo, manero esse estudo na floresta, amei mesmo, visite o meu orkut e vera as minhas façanhas com a turma de biologia e gestao ambiental.obrigada DEUS te abençoe.sucesso pra ti.ELEO-PICK@IBEST.COM.BR, gatarebelde tudo azull!

phabynhho disse...

Ola Alice me chamo fabio e gostaria de saber informacoes sobre nossos antepassados TOIGO que pelo geito somos primos distantes meu pai era sobrinho de giacomo toigo seu avo. eu nao conseguir axar contato seu em nenhum ouro lugar espero que vc veja essa mensagem e entre em cotanto comigo msn e email phabynhho@hotmail.com obrigado Alice e ate mais.


aula na floresta